Dia da Criança Africana assinalado em Maputo


No âmbito das comemorações do Dia da Criança Africana, as crianças da 6ª e 7ª classes da escola Rainha Sofia, instituição onde estudam grande parte das crianças e jovens da Casa Madre Maria Clara de Maputo, visitaram o Museu Nacional da Moeda.

Por outro lado, 15 crianças da Casa Madre participaram num festival promovido pela associação Inspiração Internacional em parceria com o British Council na Escola Secundária de Lhanguene. O evento caracterizou-se por canto e danças tradicionais, poemas e jogos desportivos, tendo terminado por um piquenique que encheu de alegria todos os participantes.

Em Moçambique coincide com o dia do Metical (moeda local), e surgiu para relembrar o dia 16 de Junho de 1976, em que milhares de estudantes negros do Soweto, África do Sul, manifestaram-se para exigirem o direito a uma melhor Educação e o direito à aprendizagem da sua Língua nativa. Infelizmente, o que pretendia ser uma manifestação pacífica acabou na morte de centenas de estudantes seguida de dias de extrema violência.